A partícula de Deus



Por muito tempo se acreditou que os átomos fossem a unidade indivisível da matéria; depois, os cientistas descobriram que o próprio átomo era resultado da interação de partículas ainda mais fundamentais, e eles foram descobrindo essas partículas uma a uma. Entre quarks e léptons, férmions e bósons, são 16 partículas fundamentais: 12 partículas de matéria e 4 partículas portadoras de força.

O problema é que, quando consideradas individualmente, nenhuma dessas partículas tem massa, ou seja, depois de todos os avanços científicos, ainda não sabemos o que dá "materialidade" ao nosso mundo. O Modelo Padrão, a teoria básica da Física que explica a interação de todas as partículas subatômicas, coloca todas as fichas no Bóson de Higgs, a partícula fundamental que explicaria como a massa se expressa nesse mar de energias. É por isso que os cientistas a chamam de "Partícula de Deus".

O Modelo Padrão, estudado na física clássica até os dias de hoje, explica satisfatóriamente a matéria ordinária (detectada pelos nossos sentidos), porém não explica a gravidade, como também não explica os restantes 95% do nosso universo, presumivelmente preenchidos por outras duas "coisas" que não sabemos o que são: a energia escura e a matéria escura.

Porém a partícula de Deus poderia explicar a massa de todas as demais partículas. O próprio Bóson de Higgs seria algo como um campo de energia uniforme, ao contrário da gravidade, que é mais forte onde há mais massa, esse campo energético de Higgs seria constante. Desta forma, ele poderia ser a fonte não apenas da massa da matéria ordinária, mas a fonte da própria energia escura.

O estudo dessas partículas e a busca da partícula de Deus está sendo estudada atualmente pelo LHC, que é uma sigla para "Large Hadron Collider", ou gigantesco colisor de prótons. Este centro de pesquisas é construído a 100 metros de profundidade, na fronteira entre a França e a Suíça. A estrutura completa tem a forma de um anel, construída ao longo de um túnel com 27 quilômetros de circunferência.

É incrível onde a ciência pode nos levar, e desvendar os segredos do universo, sempre em busca da questão primordial..........De onde viemos, de que somos feitos, para onde vamos ?


Acelerador de partículas do laboratório LHC

GOSTARAM DO ARTIGO ? COMENTEM !! SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE


Comentários

  1. Putz, bacana amigo. Quanto à matéria escura e a energia escura, só sabemos que nada sabemos. De novo nos é mostrado a nossa insignificância em desvendar a obra de arte de Deus, uma vez que esses dois componentes do universo fazem cair por terra quase tudo que até entao era tido como verdade, inclusive as teorias principais. abraço

    ResponderExcluir
  2. Pois é Julio, mas a ciencia sempre evolui, e vc sabe que quanto mais aprendemos, mais perguntas são apresentadas a nós.
    Aquele que diz saber tudo, na verdade não sabe nada.

    Obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir
  3. Oi Guto! Parabéns pelo seu blog, está muito bom.
    Quanto a sua matéria, acredito que é mais fácil descobrirmos para onde vamos, do que de onde vimemos, com tudo que anda acontecendo... hehe
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Acho que esses estudos não visam somente descobrir de onde viemos ou para onde vamos, e sim descobrir se haveria a possibilidade de romper a matéria e criar uma outra dimensão, para que assim se possa viajar de um ponto a outro transportado por um desintegrador de matéria em um espaço continuo de fluxo, ou seja se a particula de deus for descoberta, sera possivel dissolver a matéria fisica e transportala de um ponto a outro em segundos.

    ResponderExcluir
  5. é realmente incrível aonde a persistencia e a tecnologia atual podem levar o ser humano.

    parabens pelo artigo...tah d+.

    ResponderExcluir
  6. Me interesso muito por ciência e tecnologia e penso que para fazer a matéria viajar de um ponto a outro do espaço é preciso Desenvouver uma Máquina capaz de Processar Trilhões de Cálculos em fração de segundo, usar ondas eletromagnéticas como meio de transporte. pois de acordo com o cumprimento de Onda, pode-se viajar a velocidade da luz. Prova disso são as tecnologias usadas para enviar e Receber dados e Imagens através de sinais."Gostaria de fazer uma comunidade a respeito dess tema".Celso pde MiguelRJ.

    ResponderExcluir

Postar um comentário