A evolução da religião, o homem e seus Deuses.


 Atualmente, a maioria da população acredita em um único Deus, mas nem sempre foi assim na história da humanidade; e é justamente desse assunto que este tópico aborda, oque mostra também a interessante evolução da religião humana.

Devido ao surgimento de diferentes mitologias nos mais diversos lugares do mundo, e cada uma com suas peculiaridades, percebemos estudando esses povos que a religião era um reflexo de sua cultura, logo cada povo lapidou sua religião de maneira a ter uma maior identidade com eles próprios.

É complicado conseguir relatos das primeiras religiões que surgiram entre os homens, mas sabemos que elas o acompanham há muito tempo, o que se crê é que as religiões bem antigas, possuíam uma concepção mais abrangente de deuses,o ser humano, precisava explicar os fenômenos que não entendia de alguma forma então ele atribuía fenômenos da natureza à entidades,os trovões, a primavera, a chuva, a fertilidade, o sol, a água, os animais, a vida, a morte, a lua, as estrelas,o fogo... Todos estes acontecimentos estavam aquém do pensamento da época, então era bem mais crível acreditar que eram seres etéreos que controlavam tudo.

O sol, por exemplo, que dá a vida, a energia para a Terra, os povos antigos percebendo que no inverno quando a incidência solar era menor havia menos vida, então o sol era responsável por isso, então o homem agradecia ao sol e pedia-o por invernos mais brandos, por melhores colheitas, adorando-o.

Ora se adorando o Sol, ele pode nos ajudar, e como os homens viviam em guerra, um deus da guerra seria interessante, para que o adorando tivessem sucesso nas batalhas. (YHVH TZABAOTH, por exemplo)

Então ficou convencionado, a natureza é regida por seres etéreos, cada ser responsável por algo, nós, adorando-os e fazendo sua vontade teríamos a ajuda seja com a colheita, com as batalhas, um trabalho bem mais fácil, deixando a ele a responsabilidade pelos acontecimentos, em troca de venerá-lo.

Mas teríamos um conflito, com muitas pessoas adorando a deuses diferentes, como no final saberíamos quem de fato tem o maior apoio, qual deus é mais forte? Bom, se cada deus é responsável por algo, existem vários...

Um problema facilmente resolvido com a idéia de unidade, acreditando num único deus, seria mais simples adorá-lo sem haver a preocupação em desagradar outros e como seu poder seria único e absoluto, não haveria o que temer, já que orando para ele, ele está ao seu lado.

Dessa possibilidade de se apoiar em algo que é extremamente poderoso, mais do que você até precisa, surgiu o conforto e esse conforto faz as pessoas gostarem da idéia de acreditar num deus, até hoje.
 
Interessante ressaltar que desde a antiguidade, os fenomenos desconhecidos que não eram explicados pelo homem, só podiam ser atribuidos pela igreja e pela ação dos Deuses; a medida que a ciência evoluiu e esses fenômenos passam a ser explicados pela ciência, as teorias da igreja começam a ruir e dimimuir em uma sociedade mais esclarecida.

Porém, acredito que chegará um ponto em que a ciência passará a estudar cientificamente as questões fundamentais propostas pela igreja, como a origem da vida e a existencia de vida após a morte, e é nesse ponto que a ciência e a religião poderão se unir em uma única doutrina.......mas ainda estamos muito longe disso, pois a religião atual não se preocupa em explicar nada, se preocupa apenas em ganhar fiéis e poder econômico e a ciência continua cética e muito materialista em algumas questões que já deveriam ser  estudadas com mais afinco (vide a cultura orienal que é muito mais aberta nesse sentido).



QUEM SABE UM DIA, QUANDO EVOLUIRMOS MAIS............COMENTEM !!!

Comentários

  1. Gostei da sua postagem Luiz Reino. Agradecida! Estou aqui justamente porque encontrei uma religião que está unindo-se à ciência para explicar os fenômenos ditos como "sobrenatural".

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio e por acessar o site Rose. É muito bom que busque conhecimento e questione ao invés de aceitar tudo pronto como uma receita de bolo. Obrigado pela visita =)

    ResponderExcluir
  3. valeu me explicou bem estou estudando para umtrabalho de historia a evoluçao da religiao entao vc me ajudou muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo visita Felipe, espero que vá bem nos estudos

      Excluir
    2. Achei muito esclarecedora sua matéria ...tirou muitas dúvidas.

      Excluir
    3. Muito obrigado pela visita, que bom que gostou

      Excluir

Postar um comentário