O computador quântico - uma tecnologia que irá revolucionar tudo que conhecemos atualmente.

 

A computação quântica é um salto significativo na capacidade de desempenho de computação, mas não porque ela usa mais poderosos núcleos de CPU, arquitetura ou é feita através de um processo de fabricação mais recente como computadores tradicionais.

Computadores quânticos seriam máquinas computacionais profundamente diferentes dos computadores
convencionais. As máquinas às quais estamos acostumados operam com lógica binária, efetuam cálculos a partir de conjuntos de 0 e 1. O que os chips chamam de "chave", por exemplo, é um transístor microscópico que pode estar em uma de duas posições: ligado (equivalente ao 1) ou desligado (equivalente ao 0). Esta informação binária básica é chamada, na computação, de "bit". Já os computadores quânticos, previstos teoricamente, usariam "qbits", que são chaves com mais de dois estados. Elas utilizariam um recurso exótico descrito pela Física quântica, que permite que uma partícula fique em superposição, podendo comportar estados simultâneos.

Na Mecânica Quântica, é possível que uma partícula esteja em dois ou mais estados ao mesmo tempo. Uma famosa metáfora denominada o gato de Schrödinger expressa esta realidade. Imagine que um gato esteja dentro de uma caixa, com 50% de chances de estar vivo e 50% de chances de estar morto; para a Mecânica Quântica, até abrirmos a caixa e verificarmos como está o gato, ele deve ser considerado vivo e morto ao mesmo tempo.


Em essência, computadores quânticos pode permitir que certos cálculos de computação sejam resolvido em poucos dias ou horas, quando os computadores tradicionais pode levar décadas ou séculos para completar a mesma tarefa, que é simplesmente colocar uma perspectiva incrível. Desde que a teoria possa se transformar em produto de trabalho. Os computadores quânticos pode inovar quase todas as formas de computação em PC, especialmente nas áreas de criptografia e inteligência artificial. Imagine um PC que pode calcular todas as soluções possíveis para um problema ao mesmo tempo, potencialmente craquear dados criptografados mais seguros em meras horas, quando o PC tradicional poderia demorar mais tempo do que se tem conhecimento.

De fato, computadores quanticos já existem atualmente, e conciste em um caixotão preto, que lembra um pouco o monolito negro do filme 2001. Foi criado por uma empresa canadense chamada D-Wave. Custa US$ 15 milhões. É grande, ocupa uma sala de 10 metros quadrados e seu cérebro, o chip quântico, só funciona se for mantido a 273 graus negativos — a apenas 0,015 grau do chamado “zero absoluto”, menor temperatura que pode existir no Universo. Existem apenas três desses no mundo: um fica na Lockheed Martin, empresa que fornece caças e armas de alta tecnologia para o Exército dos EUA. O outro foi comprado pelo Google e, segundo o ex-analista Edward Snowden, que tem vazado segredos do governo americano, o terceiro está na National Security Agency, a NSA, superagência de espionagem dos EUA.



No futuro, um arsenal de computadores quânticos talvez seja suficiente para decodificar e espionar qualquer coisa que passe pela internet. É por isso que a NSA e o Google comprou um. Eles querem ter acesso irrestrito a toda a informação do planeta.........muito conveniente não acham ?



 COMENTEM !!!!!!! 



Comentários