Dica de Leitura - "A FUNDAÇÃO" - A obra prima de Isaac Asimov

Existem certas pessoas que realmente viveram na época errada, e realmente pensavam muito além de seu tempo. Um deles foi certamente Isaac Asimov, autor de um livro que comecei a ler recentemente chamado "Fundação".


O livro retrata basicamente o declínio de um império galático, que já teve seu auge e dominou e colonizou vários mundos e vários sistemas planetários; foi a era de ouro da raça humana. Esse império, como todo grande império no ciclo histórico, já começa a ver sua decadência, seja pela centralização do poder, o qual a capital é apenas um planeta burocrático que não produz nada e depende de suas colonias para se sustentar, seja pelas próprias colonias, que já não dependem mais de alguém que não lhes dá nada, apenas ordens.


Acontece que um grande psicologo, estudioso do comportamento da humanidade, prevê todo esse declínio e prevê também que a humanidade passará por uma idade das trevas, onde a tecnologia será esquecida e regredida, e muito do conhecimento humano será perdido. Toda essa previsão baseia-se em uma nova ciência que utiliza de equações matemáticas para determinar com exatidão esses momentos de crise e as suas durações.

Esse grande estudioso então reúne um grande número de pesquisadores com um intuito de formar uma colonia em um canto remoto do universo, para que seja um refúgio do conhecimento humano, e para que toda tecnologia e a ciência não seja perdida. Surge então a "Fundação".


O interessante é que os acontecimentos durante a narrativa são bem dinâmicos, e cada capitulo percorre um longo curso de anos, ou seja, acontecimentos e personagens apresentados em um determinado capítulo já não aparecem no capítulo seguinte pois já se passaram décadas e eles já podem estar mortos ou apenas citados por seus feitos históricos. Outro fato interessante é o domínio da Fundação sob os outros povos da galáxia através da fonte do conhecimento; vários planetas utilizam tecnologia nuclear mas apenas os membros da Fundação entendem esse tecnologia e podem produzi-la; ou seja,  não são meros usuários e sim os engenheiros desenvolvedores .............entendem o poder que isso representa ? Nenhum poder físico ou militar compara-se ao conhecimento cientifico.


O poder do conhecimento é tão grande que a Fundação usa de um artificio muito engenhoso para controlar os outros povos; criaram então uma religião para explicar o funcionamento de tecnologias complexas como se tudo não passasse de milagres e poderes ocultos, e seus cientistas são então vistos como sacerdotes com poderes divinos, pois entendem e utilizam esses milagres. Apenas aos membros da Fundação é revelado o conhecimento científico por detrás dos "milagres".

Vale lembra ao leitor desse blog que esta descrição dá apenas uma noção do livro, vários outros conceitos são apresentados de maneira sublime, como política, sociologia e o desenvolvimento da humanidade através de milênios. Tudo isso foi escrito e pensado há mais de 60 anos.............incrível não ?

Se alguem já leu, ou se interessou pelo livro, COMENTEM !!!!!!!!!!

A VIOLÊNCIA É O ULTIMO REFUGIO DO INCOMPETENTE 


Comentários