Fake News - O novo fenômeno presente nessas eleições

Com a disseminação das redes sociais e mecanismos de interação e comunicação cada vez mais instantâneos e rápido, a divulgação de informações, verídicas ou não, vem sendo cada vez mais utilizadas no marketing pessoal e político nessas eleições. Atualmente qualquer pessoa pode tornar-se um formador de opinião e influenciar centenas de pessoas com suas ideias, fato que só ocorria antigamente em quem tinha acesso e trabalhava em jornais, revistas ou televisão..........todos podem ser jornalistas hoje em dia.


Oque parece ser uma verdadeira democratização da informação trás um grande perigo, a divulgação de noticias falsas, as chamadas "Fake News". Uma simples postagem no Facebook, no Whatsap, um vídeo no Youtube, tem o poder de "viralizar" e ser visto por centenas de pessoas; gerando uma reação em cadeia, visto que todas as pessoas estão interligadas de alguma maneira na grande rede que é a Internet.

A grande questão é que a maioria das pessoas não pesquisam a fonte da noticia, a sua veracidade, e aceita como verdade qualquer informação e vídeo que chegam a elas. Em uma sociedade que é cada dia mais acostumada em obter coisas de maneira fácil, com o mínimo esforço possível, é compreensível (mas não correto) que fazer uma pesquisa mais aprofundada para saber a origem da notícia seria pedir demais.


Muitas pessoas de má índole, sabendo desse contexto social, divulgam oque querem visando seu próprio interesse. Vemos muito isso nessas eleições, onde TODOS os candidatos utilizam de noticias falsas para denegrir a imagem do adversário; propostas mentirosas, vídeos que contestam a validade das eleições e da urna eletrônica, até vídeos íntimos atacando a privacidade do candidato já foram expostos a grande rede; e sabemos que para desmentir uma noticia que já foi propagada na rede é uma tarefa quase impossível.


Esse é um fenômeno novo na sociedade mundial e está muito presente no Brasil, que é um país que possui uma das maiores quantidades de usuários de redes sociais no planeta. O combate as Fake News é praticamente impossível, cabe a sociedade mudar e tomar consciência que a liberdade de expressão não é absoluta e gera responsabilidade ao autor, como também a pesquisa da fonte das noticias deve ser uma rotina ao receber tais informações.

COMENTEM !!!!!!

Comentários