O paradoxo de Bootstrap e o conceito de Ouroboros na viagem temporal

O paradoxo de bootstrap é um dos problemas teóricos da viagem temporal, que é muito utilizado em produções de ficção científica. Na realidade, oque me fez escrever sobre esse tema, é justamente a série da Netflix, "Dark", onde seu enredo baseia-se justamente nesse paradoxo.


Esse paradoxo refere-se ao problema da informação e do tempo, afirmando que um objeto ou informação pode existir sem antes ter sido criado. Um exemplo pode-se ser visto na série Lost onde Richard Apert entrega a Locke uma bússola no ano 2007; Locke é mais tarde enviado a 60 anos no passado onde devolverá a bússola a Alpert e pede que seja entregue de novo a ele em 2007; nesse exemplo a própria bússola é o paradoxo.
Outro exemplo é a construção da máquina do tempo em "Dark", onde a personagem Claudia Tiedmman entrega as instruções de construção da máquina do tempo a seu construtor no passado H.G. Tannhaus, antes mesmo de ser construída. Com as informações, Tannhaus constrói a maquina e escreve um livro que será lido por Cláudia no futuro..........é um ciclo sem fim, pois é impossível precisar quem realmente construiu a maquina.


De acordo com essa teoria, oque aconteceu tinha de acontecer; por mais vezes que você volte ao passado, e mude alguma coisa, nada muda, porque é assim que as coisas tem que ser; é o ciclo eterno da existência onde o fim encontra o começo e o ciclo se repete pois um evento está conectado ao outro e o conceito de tempo é apenas uma ilusão que a percepção humana cria para entender o espaço quadridimensional.

Para alguns autores, esse conceito milenar é representado pelo símbolo do Ouroboros, que é imagem de uma serpente mordendo sua cauda, fechando-se sobre o próprio ciclo. Isso evoca a roda da existência. A roda da existência é um símbolo solar, na maior parte das tradições. Ao contrário do círculo, a roda tem certa valência de imperfeição, reportando-se ao mundo do futuro, da criação contínua, da contingência, do perecível.

Esse conceito de ciclo na viagem temporal é muito interessante e realmente um mistério filosófico
COMENTEM !!!!!!!

Comentários

  1. Esse paradoxo tem um problema: um livro ou uma bússola que não tem origem , e permanecem circulando pelo tempo indefinidamente, ainda sofrem ação do mundo, do tempo, das intempéries. O papel do livro envelheceria. Ele não é imune a isso. Logo, o livro não poderia entrar na condição de estar preso indefinidamente em uma corrente temporal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário